segunda-feira, 22 de junho de 2009




DA MINHA EXPERIÊNCIA COMO FORMADORA DO PROGRAMA GESTAR II


Como professora formadora do Centro de Formação e Atualização dos profissionais da Educação Básica – CEFAPRO, de Cáceres-MT, assumi a orientação dos cursistas do GESTAR II de Língua Portuguesa pertencentes a cinco cidades do nosso pólo de atuação, a saber: Salto do Céu, Rio Branco, Lambari d’Oeste, Curvelândia e Mirassol d’Oeste. Os cursistas dos dois últimos municípios citados participam das oficinas em separado, enquanto que aqueles dos três primeiros municípios encontram-se, para participarem, juntos, desses encontros mensais, de 8h.
Devido a fatores como a quantidade de municípios que atendemos, assim como a necessidade de tempo para que os cursistas entrem em contato com o material a ser estudado, optamos por realizar as oficinas na primeira semana de cada mês e o acompanhamento nas duas últimas semanas, sendo que a quantidade de dias que permanecemos em cada cidade, para esta etapa, depende do número de escolas e cursistas que a caracterizam. O plantão pedagógico á distância é permanente, enquanto que presencial ocorre simultaneamente ao período do acompanhamento, uma vez que nossos cursistas atuam fora do município sede do pólo de atendimento.
Nas oficinas temos a oportunidade, por exemplo, de:
1. Retomar conceitos teóricos importantes, abordados no Caderno de Teoria e Prática (TP) estudado;
2. Relatar o avanço na prática, através das transposições didáticas realizadas;
3. Discutir em grupo a elaboração e aplicação de atividades em sala de aula, a partir dos conteúdos e habilidades explorados nos TPs.
4. Avaliar a aplicabilidade das atividades propostas nos TPs e nos Cadernos de Apoio à Aprendizagem do Aluno (AAAs).
Por sua vez, o acompanhamento também permite a retomada de conceitos teóricos relevantes ao trabalho proposto, assim como a avaliação in loco das atividades sugeridas pelo programa, uma vez que, em sala de aula, podemos perceber a receptividade dos alunos frente às propostas, assim como se os professores-cursistas estão atualizando, em sua prática, os preceitos teóricos e metodológicos abordados pelo GESTAR II.
Consideramos de suma importância esta fase, uma vez que podemos vivenciar a realidade de cada escola, de cada professor por nós atendidos, e, consequentemente, de seus alunos. Outros fatores a serem destacados são, por exemplo: a oportunidade de um contato individual com os professores participantes e/ou com pequenos grupos de professores, que esclarecem suas dúvidas e suas escolhas de atividades; a possibilidade de intervir no momento das transposições didáticas, orientando e dirimindo equívocos teóricos e metodológicos que possam surgir; o contato permanente com os gestores em educação, que devem apoiar constantemente os docentes aos quais estão ligados.
Ao término de cada oficina aplicamos uma avaliação, através da qual os cursistas comentam os pontos positivos e negativos do encontro. Podemos traçar, por meio da leitura de tais fichas, a opinião dos professores a respeito do trabalho que vem sendo realizado nos municípios em questão:
§ É enriquecedor o fato de o programa GESTAR II enfocar, ao mesmo tempo, a prática de sala de aula e a teoria que a embasa;
§ A troca de experiências com os colegas é extremamente produtiva, na medida em que novas idéias são instigadas, assim como proporciona uma avaliação da prática do outro e, consequentemente, da nossa própria prática;
§ Os assuntos abordados são de grande importância para o ensino da Língua Portuguesa e merecem, portanto, ser frequentemente revisados pelos professores desta disciplina;
§ As temáticas dos TPs e AAAs, que se articulam com os conteúdos neles trabalhados, são pertinentes ao dia-a-dia de professores e alunos;
Em contrapartida, diversos professores relatam alguns problemas, que dificultam que o trabalho saia a contento. Entre tais problemas destacamos:
§ A demora no envio dos Kits, que ainda estão sendo distribuídos. Ressaltamos que, embora tenhamos disponibilizado todo o material digitalizado, nem todos os cursistas tem acesso a computador e/ou conhecimento suficiente para lidar com esta ferramenta;
§ O fato de atuarem fora de sua área de formação, uma vez que alguns deles não são formados em Letras, outros não tem nenhuma formação superior e, mesmo aqueles que estão na área, também assumem outras disciplinas;
§ A escassez de tempo para se dedicarem ao estudo dos TPs e dos AAAs, já que a maioria tem jornada dupla e até tripla, em sala de aula;
§ A falta de apoio material para a execução das atividades propostas: cartolinas, fotocópias, projetores, etc;
§ A dificuldade de adequação das escolas, para manutenção das aulas, no dia em que eles tem que se ausentar para participar da oficina mensal;




Concordamos, tanto com o que os cursistas referem de positivo quanto de negativo, conforme explicitado anteriormente. E acrescentamos, ainda, como fatores a serem levados em consideração para futuro aperfeiçoamento, da nossa parte e do programa: o tempo para o relato de experiências nas oficinas, que acaba sendo curto, em turmas mais numerosas; as atividades sugeridas para as oficinas, nas quais temos feito várias modificações e ampliações, pois, muitas vezes, achamo-nas curtas e/ou menos interessantes para o cursista, em vista de outras atividades extremamente pertinentes trazidas ao longo dos TPs e dos AAAs; a seleção de algumas atividades do Avançando na Prática, que também julgamos da mesma forma, isto é, há várias outras atividades mais instigantes para o professor e para o aluno, no restante do material. Ressaltamos, porém, que entendemos ser plenamente possível que estas sofram adaptações, assim como destacamos que diversas outras atividades, além das ditas “obrigatórias” vem sendo aplicadas pelos professores participantes, com imenso sucesso, independentemente da cidade e ou do público das escolas das quais fazem parte.
Enfim, na nossa opinião, está sendo muito gratificante, prazeroso e produtivo fazermos parte da equipe de formadores do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar _ GESTAR II, o que também se traduz no comportamento da maioria de nossos cursistas e dos alunos por eles atendidos.

3 comentários:

  1. Muito bom que para os formadores está sendo prazeroso!!! Também estou gostando muito... não é apenas um "cursinho". Discutimos a teoria,mas também temos várias sugestões de como aplicá-las na prática.

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  2. Oi Herika, nossos encontros estao chegando ao final,confesso que ja esta estou con saudades.Saiba que vc como professora formadora do Gestar II,a proposito muiiito competente, me ajudou muiiito em ralacao as praticas pedagogicas.
    Grande abraco.
    Criei um blog onde postei e vou postar atividades desenvolvidas com os alunos, entre la e deixe seu recado.
    http://profmariainesceu.blogspot.com

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  3. Oi professora Herika é sempre muito bom conhecer pessoaa como vc, que se dedica realmente a o trabalho, isso nosincentiva a tramalhar mais e melhor. Hoje eu tenho outra visão diante dos problemas que nós professores sempre temos em sala de aula porque vc nos ensinou muitas maneiras de produzir mais e não cansar tanto os nossos alunos, fazendo com que eles passem gostar mais da nossa lingua.bjus ate a próxima oficina. vc é nota 10...

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