terça-feira, 7 de julho de 2009

Abril de 2009: Oficina de abertura das atividades do programa

Na primeira oficina, que realizamos no mês de abril de 2009, abordamos a importância da formação continuada para o profissional da educação. Neste encontro, referente ao Guia Geral, estiveram presentes cursistas e gestores das escolas participantes. Nosso intuito foi apresentar:
§ O cronograma de execução das atividades do GESTAR II, os objetivos e expectativas do programa;
§ As ações integrantes do programa: atividades individuais e à distância, seções coletivas, plantão pedagógico e acompanhamento pedagógico;
§ O sistema de avaliação do GESTAR II: lições de casa, transposição didática, oficinas, avaliações, auto-avaliação e projeto;
§ Os fundamentos da proposta pedagógica e do currículo de língua portuguesa;
§ O sistema instrucional de aprendizagem do GESTAR II: estrutura dos Cadernos de Teoria e Prática (TPs) e dos Cadernos de Atividades de Apoio e Aprendizagem (AAAs);







Foi bastante proveitoso o uso das atividades presentes no Guia Geral, que continham perguntas acerca: das expectativas dos participantes quanto ao programa; das concepções de cada professor sobre o ensino-aprendizagem e sobre seu papel nesse contexto; sobre a organização do GESTAR II e a participação da escola em sua execução.


Iniciamos esta oficina com a dinâmica “Muro das lamentações”, através da qual os professores puderam apresentar-se e expor, através de palavras-chave, suas angústias quanto à educação e ao ensino de língua portuguesa, e, nós, formadores, pudemos ressaltar palavras-chave positivas, inerentes ao programa GESTAR II.
Escolhemos o vídeo O saber e o sabor, veiculado pela TV Escola, para enfatizarmos a concepção de ensino-aprendizagem na qual acreditamos, e que permeia o programa. Para conduzir a discussão sorteamos perguntas sobre o vídeo, para que os participantes tivessem um ponto de partida para seus comentários.Também expusemos, ao longo do dia, slides contendo frases de personalidades ligadas à educação, como: Rubem Alves, Paulo Freire, Maurice Tardif, Fernando Haddad, Moacir Gadotti, para propiciarmos reflexões, relacionando-as à nossa prática.






Ainda fez parte desta oficina a apresentação do Caderno de Teoria e Prática 3 (TP3), que versa sobre Gêneros e tipos textuais, e que deveria ser o primeiro ao qual os cursistas se dedicariam. Destacamos a lição de casa a ser realizada e entregue, por escrito, na oficina subseqüente, para constar da avaliação de cada cursista, assim como de seus potfólios: (1) os textos teóricos que fundamentam o TP, presentes na seção Ampliando Nossas referências, e que vem sempre acompanhados de questionamentos; e (2) as atividades da seção Avançando na Prática, a serem aplicadas na transposição didática, e também socializadas com os demais colegas, na oficina seguinte. Decidimos sempre recolher as respostas aos textos teóricos, além dos relatos das transposições e de exemplares das atividades feitas pelos alunos, porque nos parece garantir a leitura mais detida dos mesmos, assim como uma melhor avaliação nossa, quanto à compreensão de cada cursista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário