segunda-feira, 13 de julho de 2009

OFICINA 3: UM OLHAR ACERCA DA LEITURA
E DOS PROCESSOS DE ESCRITA
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A Oficina 3, realizada no início do mês de junho, foi dedicada ao TP4 _ Leitura e processos de escrita 1. O ponto de partida para a discussão da temática foi a dinâmica Autoretrato, na qual foram distribuídas folhas de sulfite, dobradas ao meio, para que cada cursista desenhasse, na parte externa do papel, a si próprio ou algo que o representasse, e para que completasse, na parte interna, a seguinte frase: “Ler e escrever para mim, é...” Um cursista de cada vez, com a ajuda dos demais participantes, tentava descobrir, através da leitura do desenho, quem era o colega ali representado. Após descobrir de quem se tratava, lia a concepção de leitura e escrita por ele explicitada. Depois que todos os autoretratos foram lidos, comentamos o processo de leitura desenvolvido na atividade, assim como recuperamos diversas opiniões por eles escritas na complementação da frase proposta, ressaltando pontos positivos e desmanchando equívocos cometidos nas expostas.








Outro meio utilizado para o resgate destas concepções, assim como do conceito de letramento, foi a apresentação, em slides, de depoimentos sobre leitura e escrita, retirados dos TP 3 e 4, assim como de outras fontes. Pensamos que foi extremamente rico este procedimento de comentar a experiência do outro, neste processo. Demos eco às vozes dos seguintes autores: Patativa do Assaré, Luiz Vilela, Paulo Freire, Lygia Fagundes Telles e Ferreira Gullar.












Abordamos, também, as concepções teóricas fomentadas neste TP4 por meio de slides produzidos a partir de trechos selecionados: (1) de toda a Unidade 13 _ Leitura, escrita e cultura _ no intuito de firmar o conceito de letramento, presente no primeiro texto de referência (Matêncio), bem como firmar a importância de seu desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem; (2) das unidades 14 e 15 e do segundo texto de referência _ Por quê meu aluno não lê?_ de Kleiman. Abordamos, desta feita, os seguintes tópicos: significados do texto; objetivos da leitura; as relações entre escola e leitura, entre o prazer e a leitura e entre o conhecimento prévio e a leitura; a importância das perguntas, durante o processo de leitura; e a relação entre o saber lingüístico e o uso da linguagem.

Quanto às atividades propostas pelo TP, para serem desenvolvidas na oficina, mais uma vez as submetemos a um incremento. Para realizarmos a primeira atividade, utilizamos, ao invés do poema Cidadezinha qualquer, como indicado, diversos poemas metalingüísticos, tendo em vista os conteúdos do TP4. Tomamos esta decisão porque, como pudemos constatar durante o acompanhamento, vários de nossos cursistas haviam realizado, com seus alunos, a dita atividade, o que seria extremamente repetitivo, além do que, foi uma excelente oportunidade para saborearmos os escritos de outros autores. Entre eles: o próprio Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, João Cabral de Melo Neto, Manoel de Barros e Vinícius de Moraes.












A atividade 2 também sofreu modificações. Após a análise do texto apresentado pelo TP4, distribuímos imagens retiradas de revistas, para que cada grupo criasse dois tipos diferentes de propaganda, a serem socializadas com os demais cursistas: (1) uma propaganda comercial, que vendesse o produto que constava na imagem escolhida (tênis, relógio, tinta para parede, óculos de sol, etc); e (2) uma propaganda social, que vendesse uma idéia, baseada também nas imagens (importância da doação de órgãos, da preservação ambiental, da inclusão de pessoas com deficiência, etc)
Também apresentamos, ao longo da oficina, diversos vídeos, de até 5min, acerca dos temas discutidos, como: a importância de ler, o poder de transformação da leitura, a arte de escrever, o conceito de letramento, etc.

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